Solar Térmico

Versão para impressão
PDF

Com vista a acompanhar as actuais exigências legais e a colaborar na redução de emissões de gases com efeitos de estufa, a Net Plan criou a área de Solar Térmico.

Esta área tem vindo a desenvolver-se conjuntamente com as novas legislações em vigor.
  • O Decreto-Lei 80/2006, de 4 de Abril, Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE) estabelece requisitos de qualidade para os novos edifícios de habitação e de pequenos edifícios de serviços sem sistemas de climatização. Este regulamento impõe limites aos consumos energéticos para climatização e produção de águas quentes, num claro incentivo à utilização de sistemas eficientes e de fontes energéticas com menor impacte em termos de energia primária.
    Esta legislação impõe a instalação de colectores solares térmicos.

  • O Regime Remuneratório Bonificado da actividade de Microprodução (Decreto-Lei 363/2007, de 2 de Novembro e recentes alterações - D.L. 108-A/2010), prevê, nas suas condições de acesso, a obrigatoriedade de instalação de colectores solares térmicos para aquecimento de água na instalação de consumo, com uma área mínima de 2 m2 da área de colector. Esta exigência coloca-se para edíficios que não disponham de uma instalação de cogeração a biomassa integrada.

Estas disposições legais bem como os benefícios fiscais disponíveis vieram impulsionar e despertar o interesse do público em geral para as vantagens desta tecnologia.

Desde 2007, a área de Solar Térmico Net Plan foi responsável pela implementação de sistemas de aproveitamento solar térmico em diversos equipamentos e edifícios, por exemplo:

No edifício Telheiras XXI (instalação colectiva em edifício de habitação);

Solar Térmico Net Plan


Número de Fogos: Edifício com 20 fogos
Capacidade do Depósito: 300 litros por fogo
Aquecimento Total: 6000 litros de água
Emissões de CO2 evitadas: 26 ton/ano
Número de Colectores: 32
Área Total: 60 m2
Piscinas Municipais de Ferreira do Zêzere (adequação aos sistemas existentes);

Solar Térmico Net Plan


Capacidade do Depósito: 3000 litros
Emissões de CO2 evitadas: 90 ton/ano
Número de Colectores: 56
Área Total: 110 m2
No Hotel Rural Monte da Lezíria (adequação ao sistema existente);

Solar Térmico Net Plan


No Pavilhão Desportivo e Piscinas Municipais de Constância (adequação aos sistemas existentes);

Solar Térmico Net PlanSolar Térmico Net Plan


Microgeração em Sobreda (acesso ao regime remuneratório bonificado tem como requisito a instalação de um Solar Térmico cuja área útil do colector tenha um mínimo de 2m2);

Solar Térmico Net Plan


Na Adega da Quinta de Saes (utilização para lavagem de barricas de vinho);

Solar Térmico Net Plan


No estaleiro da Mota-Engil (utilização para lavagem de equipamentos de construção civil).;

Em 2009, a Net Plan participou na Medida Solar Térmico o que lhe veio a dar uma maior visibilidade no mercado residencial. Com esta impulsão, a área de Solar Térmico decidiu participar no programa de incentivos à instalação de sistema solares térmicos nas IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social).

Mais recentemente a área de Solar Térmico Net Plan esteve envolvida, em conjunto com a Solar Plus SA, num projecto piloto a nível mundial de implementação de dois sistemas solares térmicos em estações GRMS da REN-Gasodutos.

Solar Térmico Net Plan


Estes sistemas têm como função recuperar a energia perdida aquando da redução de pressão nas linhas de abastecimento de gás natural.

A área de Solar Térmico da Net Plan dispõe neste momento de know-how nas mais diversas áreas de aplicação desta tecnologia. Caso pretenda uma solução á sua medida contacte-nos.

Medida Solar Térmico 2009

Programa MyEnergy 2008